sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Coturnos: calçado, conforto e estilo.


O coturno “surgiu na II Guerra Mundial, quando o médico alemão Klaus Martens machucou o tornozelo e incomodado com os sapatos do uniforme, criou um modelo mais confortável e que se adaptassem as suas necessidades”.
O coturno foi sendo utilizado em uniformes militares, policiais, etc. Porém nos anos 70, o coturno caiu nas graças de algumas tribos urbanas, como por exemplo, punks, hardcores, góticos, rockeiros, entre outros. Já nos anos 90, o sucesso foi se expandindo, o uso de coturno com camisa de flanela deu origem ao estilo grunge. Porém o coturno não parou por ai, e seu sucesso vem até hoje, com muito mais adeptos.
 

 Hoje não é preciso ter um estilo definido, e nem participar de uma tribo urbana para fazer uso do coturno. O acesso a eles é muito mais fácil, com venda tem lojas de departamentos, multimarcas, sites, megastore, brechós, entre outras tantas. 
 

Os modelos são diversos, com diversas cores, modelos, design. E tudo faz a diferença, o tipo de tecido, o corte, o tratamento da cor, e até o cadarço, vale tudo para diferenciar um coturno de outro.
Engana-se quem pensa que coturno só pode ser utilizado no inverno e/ou à noite. Ele é um sapato atemporal, tudo depende da forma com quem você está utilizando e de qual material é feito o coturno. 


Por isso amo coturnos, por serem muito versáteis, podem usar com diversos tipos de looks, e também, por poderem ser usados por homens e mulheres. Eles podem ser usados com vestidos, saia, calças, shorts, etc. Por homens a mesma coisa, calças, shorts, bermudas, e até kilt (saia masculina). Essa diversidade é devido a seus diversos estilos, grunge, country, rocker, etc.


Antes de adquirir um coturno pesquise muito e saiba todas as informações sobre o produto. Qual a sua composição, se o custo é bom, pois você pode comprar um coturno de ótima qualidade por um preço bem baixo, mas também tem a questão de marcas, ainda hoje, muitas pessoas se guiam por marcas, ou preferem algumas marcas, o bom é que diversas marcas e grifes estão produzindo coturnos. Atentem-se a forma de lavar e de cuidar de seu coturno, pois é um estilo de sapato que dura a vida toda, por ser resistente e atemporal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário